Poliamida - Conheça as possibilidades que essa nobre fibra oferece!

A história da moda inicia nos primeiros registros de vida inteligente na Terra, quando os humanos se vestiam com peles de animais para se proteger do frio. Com a evolução da nossa espécie, novas fibras foram descobertas e exploradas, como o algodão, o linho e a lã. Mas com o avanço da tecnologia e dos estudos das ciências, no início do século passado, outras formas de fabricar fios foram descobertas.

O mercado têxtil se revolucionou com a poliamida, sendo hoje a principal matéria-prima de muitas empresas. Destinada principalmente para produtos da linha íntima, moda praia e também da área esportiva, a poliamida oferece uma série de benefícios como conforto, durabilidade e funcionalidade.

Tecidos feitos com Poliamida - Malharia Princesa - Liganete e Beauty

Sendo considerada a mais nobre entre as fibras sintéticas, a poliamida é um polímero termoplástico constituído por monômeros de amida, sendo produzida a partir de elementos do petróleo. Sintetizada pela primeira vez em 1935 pela equipe do químico Wallace Carothers, da DuPont, a poliamida é uma fibra leve e resistente.

Esta fibra sintética apresenta excelentes propriedades físicas, químicas e mecânicas quando comparadas com outras fibras. Possui bom gerenciamento térmico uma vez que proporciona melhor transpiração para a pele, secagem mais rápida e toque macio e gelado o que traz a sensação de “frescor” para o corpo durante o uso, além de caimento leve e fluido.

Temos hoje no mercado a poliamida 6.6, que quando crua apresenta uma coloração diferente da poliamida 6, que é a convencional. Além disso, essa fibra possui maior resistência à abrasão, tração e à temperatura.

As tecnologias empregadas nos fios possibilitam diversas opções de aplicação. Existem fios em poliamida biodegradável, que diminuem o impacto ambiental; fio cordonê, que possibilita destaques e relevos; fios texturizados, que deixam o tecido macio e encorpado; fios lisos e brilhantes, que conferem diferenciação ao tecido e à peça confeccionada e, também, fios com filamentos extremamente finos com os quais são produzido os tecidos denominados “microfibras” . Tudo sem perder as características da poliamida.

A Malharia Princesa possui diversos artigos que exploram todas as possibilidades que essa nobre fibra oferece. O artigo Ecobio é fabricado em poliamida 6.6 biodegradável, que se decompõe em menos de 3 anos quando descartado corretamente em aterros sanitários. Os nossos tecidos Luminous e Shape Shine tem a aplicação de fio brilhante, que os diferenciam nas linhas sem costura e esportiva. Os artigos Sustentare e Beauty são feitos em microfibra de poliamida, dando toque suave, mesmo em peças de média e alta compressão. O artigo Flow utiliza da texturização a ar para dar corpo ao tecido, fazendo com que peças de linha esportiva tenham compressão combinada ao toque macio.

 

 

Deixe um comentário