Notí-
cias

< Voltar

Busca

Ok

Calendário

03/Jun TECNOLOGIA TÊXTIL: CIENTISTAS CRIAM TECIDO QUE REPELE O SUOR

Uma dupla de cientistas, Siyuan Xing e Jia Jiang, acaba de desenvolver na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, um tecido com tecnologia impermeável, que poderá em breve ser empregado em roupas e, ao invés de absorver o suor, fará com que ele seja escoado para fora.

O material é construído através da microfluídica, usando minúsculos canais com segmentos hidrofílicos que drenam os fluídos e que foram costurados em um tecido altamente impermeável, assim o excesso de suor não será absorvido, mas sim guiado para fora do artigo.

Ao contrário do que acontece nos tecidos tradicionais, os microcanais continuam bombeando os fluídos contidos no interior, mesmo com as fibras condutoras já saturadas. Já o restante do material continua seco e respirável.

Ainda, ao ajustar o padrão dos canais e de que maneira são costurados nos tecidos, é possível guiar onde o suor será recolhido e onde irá escorrer. De acordo com um dos inventores, não foi empregada nenhuma tecnologia avançada, o que torna o processo de fabricação do material muito viável.

Redação | Fonte: Invenção Tecnológica

Busca

Ok

Calendário

X